[ breviário de decomposição ]

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ética (1)

Este post e os que lhe seguem são uma mera tentativa individual de dar uma solução à sugestão da Lu.

Minha proposta é que os textos que passo a transcrever "falem" a cada um dos leitores. Desse modo, as conclusões daí advindas serão um reflexo per si de uma avaliação própria que for feita por cada a partir de sua moral individual, levando em conta valores que reputo serem universais, ou seja, fazem parte de uma ethica e de uma morale comum.

๑۩۞۩๑


"Ética. [Do lat. ethica < gr. ethiké.] S.f. Filos. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto." (pp. 848-849)

Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa (Nova Fronteira), Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Marcadores:

1 Comments:

  • Opa! Discussão boa, essa! Além de extremamente em voga.
    Sabe Ed, acho que deveria constar na grade curricular de todos os estudantes, desde a sua mais tenra idade, disciplinas obrigatórias tais como filosofia, sociologia e ética. As noções de juízos e de valores são inerentes a nossa condição. Precisamos dissociar que ética se estuda na Universidade e tem relação com a escolha profissional. O conceito de ética é algo muito mais amplo e se soubermos valorar situações dentro do cotidiano social, dificilmente teremos profissionais tão nocivos.

    By Blogger Luciana Melo, at quarta-feira, 18 de julho de 2007 às 02:24:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home