[ breviário de decomposição ]

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Flickr ganha coleções de imagens históricas dos EUA


Delano, Jack, 1914-, photographer. Trucks unloading at the inbound freight house of the Illinois Central Railroad, South Water Street freight terminal, Chicago, III. 1943 April.


(Magnet) Sex, 18 Jan - 14h32

Por Rodrigo Martin de Macedo

Um projeto piloto chamado "The Commons" (ou em português "Bens comuns") foi apresentado pelo Flickr em parceria com a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A idéia do projeto é que parte do raro acervo fotográfico da biblioteca seja disponibilizado para internautas do mundo inteiro, que poderão ajudar a classificar as milhares de imagens, ação que permitirá que estas sejam mais facilmente encontradas.

Segundo o site TechCrunch, as duas primeiras coleções fotográficas abordam os períodos de 1930 a 1940 (época em que ocorreu a Grande Depressão, maior período de recesso econômico do século XX), e 1910, com fotos de eventos americanos importantes para a época.

Atualmente a coleção, iniciada no dia 3 de janeiro de 2008, possui 3.115 imagens, de uma coleção de mais de 14 milhões de fotos e outros materiais visuais, conforme noticiou o site Webware.

As fotos e mais informações do projeto podem ser acessadas em flickr.com/commons. Outros materiais da Biblioteca do Congresso americano estão disponibilizados no blog loc.gov/blog.