[ breviário de decomposição ]

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Atualizando a biblioteca - parte II.


Instigado pela Luciana Melo, não resisti à tentação (como sempre, nunca resisto...) e fui à Livraria Cultura garimpar alguns títulos interessantes. O resultado foi o seguinte:

- Solidão solitude, de Autran Dourado; Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

- Ópera dos mortos, de de Autran Dourado; Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

- A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector; Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

- Laços de Família: contos, de Clarice Lispector; Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

- 62 modelo para armar, de Julio Cortázar; 2ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

- As armas secretas: contos, de Julio Cortázar; 4ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

- Blow-up e outras histórias, de de Julio Cortázar; Mem Martins (PT): Europa-América, s/d.

- El giro hermenéutico, de Hans-Georg Gadamer; 2ª ed., (Coleção Teorema), Madrid (ES): Catedra, 2001.

- O Ocidente dividido, de Jürgen Habermas; São Paulo: Tempo Brasileiro, 2006.

- Direito e Moral, de Jürgen Habermas; (Coleção Pensamento e Filosofia), Lisboa: Instituto Piaget, s/d.

Mas cabe agora registrar uma nota. Com isso, também estou me redimindo de uma falhar terrível de não possuir em meu acervo as obras da Clarice Lispector. Ainda criança fui, com 10 ou 12 anos, fui iniciado em seu universo surpreendente e inovador. Desde então sou absolutamente facinado por ela e por sua literatura. É uma escritora ímpar.

E quanto ao Autran Dourado, nunca havia lido nada dele. Na verdade, desconhecia por completo a sua obra. Li um comentário da Luciana Melo sobre um post que publiquei e percebi que de algum modo aquele meu texto se imbricava com a obra daquele escritor mineiro. Havia, inclusive, uma coincidência entre o título do post e o de um livro dele. Mistério, mostério... #

7 Comments:

  • O Autran escreveu um livro pequenininho chamado "Breve Manual de Estilo e Romance", bacaninha, curto, de bolso, e se presta para exatamente o que anuncia o título, simples e objetivo. Recomendo.

    Os da Clarice também consegui num sebo, e no "Laços" o texto que mais aprecio é o "Imitação da Rosa", o quarto conto (eu acho). Me lembra a trama de "As Horas", a personagem dos anos 50, Laura Brown.

    Cortázar procuro o "O jogo da Amarelinha", raro para venda e nos sebos por aqui. Quando o encontrei em um, estava lisa, e me arrependo até hoje.

    Beijo grande.

    By Blogger Aleksandra Pereira, at sábado, 14 de outubro de 2006 às 14:24:00 BRT  

  • Buenas.
    Obrigado pela visita no depósito de neuras. =)
    Gostei muito das suas dicas, mas a minha estante já está cheia. Mesmo assim, não dá para desconsiderá-las.
    Se cuida.
    Grande abraço.

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 16 de outubro de 2006 às 18:00:00 BRT  

  • Oi, Alek!
    Obrigado por essa dica do Autran Dourado, mas, pelo que pude apurar, esse livrinho em especial está esgotado. Há outros dois livros dele sobre teoria literária, "O meu mestre imaginário" e "Uma poética de romance", ambos editados pela Rocco. Conhece algum?
    Quanto á Clarice, ha! Clarice! Tenho paixão por ela desde pequenininho, fazer o quê?
    Já o Cortázar, ele é fantástico, literalmente! Desculpe o trocadilho, mas não pude evitar, e ficou perfeito! Quando ao "Jogo da amarelinha, a Luciana Melo tem razão... Há uma edição corrente dele pela Civilização Brasileira. Se quiser, empresto-lhe, ok?

    By Blogger Sandman of the Endless, at quarta-feira, 18 de outubro de 2006 às 00:28:00 BRT  

  • Oi, Lu.
    Que bom que você gostou dessas aquisições, em parte inspiradas por você e em você... Não tenha dúvidas de que a gente vai conversando a respeito, viu?
    Um beijo grande para ti...

    By Blogger Sandman of the Endless, at quarta-feira, 18 de outubro de 2006 às 00:31:00 BRT  

  • Olá, meu caro Luiz Fernando!
    O seu "Depósito de Neuras" é D+! Fico feliz por ter gostado dos livros, ok? Mas não é só a sua estante que está cheia não... As minhas estão atulhadas de livros! Acho que vou demorar uns mil anos para pôr a leitura em dias, mas fazer o quê? Sou um leitor compulsivo (e um comprador pior ainda, putz!). ;o)

    By Blogger Sandman of the Endless, at quarta-feira, 18 de outubro de 2006 às 00:37:00 BRT  

  • Olá, querido,
    tentei essa edição da Civilização Brasileira através do Submarino, mas está esgotada. Achei na Siciliano por quase 60 reais, acho que vou pegar essa (só de pensar que perdi um praticamente novo no sebo por 28 reais, dói um pouquinho... bastante. Dava para comprar outros títulos!)

    Solicitei um exemplar até na Biblioteca Municipal, mas acho que não vai rolar. Além de caro, o bibliotecário me disse que o autor não tem muita saída por lá, ainda mais comparando com as saídas e reparos nos livros badalados. Uma pena.

    Beijo grande (Tô reenviando esse post mais ou menos como escrevi ontem, mas ele não entrou...)

    P.S.: optei por atualizar minha versão do Blogger para Beta, mas pelo que percebi não estou podendo postar comentários em blogs não-beta, estão ocorrendo conflitos técnicos. Vou tentar enviar como "Outro", sem me logar para ver se consigo.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 19 de outubro de 2006 às 10:57:00 BRT  

  • Oi, minha doce Alek!
    Realmente o Submarino informa que aquela edição está esgotada. Estranho... Na Saraiva, ela está disponível; na Livraria Cultura, idem.
    Ei, vi que você mudou o layout do Lagrimas Lavadas! Ficou ótimo, acredite!
    Aleksandra, não poderia deixar de registrar que fiquei muito, mas muito emocionado mesmo ao ver a recomendação que você fez desta modesta egotrip no seu blog... Valeu mesmo, garota! Saiba que te adoro D+...

    By Blogger Sandman of the Endless, at sábado, 21 de outubro de 2006 às 01:11:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home