[ breviário de decomposição ]

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

A Conquista da Honra



Ontem fui assistir no cinema Flags of our Fathers (A Conquista da Honra, EUA, 2006), produção dirigida por Clint Eastwood, baseado no livro homônimo publicado em 2000 e escrito por James Bradley e Ron Powers. Indicado aos Oscars de Melhor Som e Edição de Som (indicação justa), e ao Globo de Ouro de Melhor Diretor. O filme mostra a história real dos seis soldados que ergueram a bandeira norte-americana na batalha de Iwo Jima, decisiva na Segunda Guerra Mundial. A produção foca os dramas vividos por alguns membros do exército norte-americano que estiveram presentes na ilha japonesa e, após erguerem a bandeira, seguiram numa espécie de turnê nos EUA a fim de angariar fundos para conseguir manter o exército do país no Japão, continuando o conflito mundial. Num segundo filme que o próprio Eastwood produziu e dirigiu concomitantemente este, Letters from Iwo Gima (Cartas de Iwo Jima, que estreia nos cinemas neste fim de semana), falado em japonês, é contado o outro lado da história. #

Marcadores:

1 Comments:

  • Achei muito interessante o recurso de contar a história com as duas versões. É típico do cinemão hollywoodiano contar só o seu lado ou distorcer fatos.

    Só não gostei da preimiação do Globo de Ouro onde a versão japonesa (co-produção) concorreu ao prêmio de filme estrangeiro e tirou a chance do Volver.

    Beijo

    By Blogger Aleksandra Pereira, at sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007 às 12:21:00 BRST  

Postar um comentário

<< Home